Ajuda:Assinatura


O conteúdo abaixo é sério!
Mas se você estiver drogado vai achar graça mesmo assim.


ATENÇÃO: EVITE DE CRIAR ASSINATURAS GRANDES DEMAIS. SEJA CRIATIVO E NÃO CHAMATIVO

  • Na Malucopédia, uma assinatura identifica o autor (usuário) de determinado comentário e servirá de voto em futuras votações.
  • Assinaturas só devem ser feitas em páginas de discussão (de artigo, de usuário, etc), páginas próprias, páginas de projetos e páginas de votações.
  • Artigos não devem ser assinados! O autor de cada contribuição pode ser visto no histórico de cada artigo (aba "história" no topo de cada página).
Como assinar
Ao escrever um comentário basta acrescentar no final uma das opções apresentadas na coluna “a escrever” da tabela abaixo. Como exemplo, usa-se um nome de utilizador "Exemplo", que tenha efectuado o log-in.
a escrever (tis) o que acontece o resultado após publicar a página
~~~ Gera link para a página do usuário.
Caso não seja um usuário registado o link mostra o seu endereço de IP.
Exemplo IP
~~~~ Opção preferencial: gera link para a página do usuário e a data da assinatura.
Caso não seja um usuário registado o link mostra o seu endereço IP.
Exemplo 04:40, 10 Mar 2004 (UTC)
~~~~~ gera a data da assinatura sem o nome do usuário 04:40, 10 Mar 2004 (UTC)
class="toccolours" align="left" ! colspan=10 style="background:#E4E2E3"
Sobre a privacidade

Para quem estiver preocupado com privacidade, o registo de usuário é um pouco mais "seguro", pois o endereço IP não será visível para outros utilizadores, mas sim o nome de registo. Pode também assinar as suas mensagens com um pseudónimo, como --anon, neste caso, não será mostrado, nem o endereço IP, nem o nome de utilizador, no entanto o IP estará presente no histórico da página (aba "história" no topo de cada página).

Personalizando a assinatura

Por que personalizar

Com a familiarização em relação aos mecanismos da Malucopédia, é natural que você se veja envolvido em inúmeras conversas e discussões.

Tendo em vista que as mensagens dirigidas a outro usuário são feitas na página de discussão do mesmo, e que esta é, geralmente, acessível clicando na assinatura (que o remete para a página de Usuário) e, posteriormente, no separador Discussão, seria ótimo se se pudesse poupar este passo, e incluir, na assinatura, um link direto para a sua página de discussão.

Como fazer

  • Isto pode ser conseguido editando as preferências (se estiver a usar o layout monobook.css, este link encontra-se no menu do topo, à direita). Clicando em preferências abrir-se-á por efeito o bloco sobre os "Dados de utilizador".
  • Nesse bloco deve-se activar a opção Assinatura sem atalho automático. e inserir o texto que desejarmos na caixa Seu cognome (para assinaturas). . Aqui poderá ser inscrito qualquer texto, caberá ao Maluco que esse texto faça sentido(Ou não!).

Exemplos

Um exemplo de um assinatura com a funcionalidade descrita acima seria:

-- [[Usuário:Todopoderoso|]] <sup>[[Usuário Discussão:Todopoderoso|discussão]]</sup>

que iria produzir:

-- Todopoderoso discussão

No exemplo acima foi inserido um separador "--" (para separar automaticamente a assinatura da mensagem), o nome e link para a página de Usuário e, em discussão, o link directo para a página de discussão do Usuário, em sobrescrito.

  • Mas, como já se disse, pode ser usado qualquer outro texto. Por exemplo, podia-se ter apenas o link directo para a página de discussão, disfarçado com o nome de Usuário:
[[Usuário Discussão:Todopoderoso|]]

que iria produzir:

Todopoderoso

Aparência

É possível brincar com as assinaturas, por exemplo, ao incluir caracteres ornamentais (☻♂♖♥★, etc.) e utilizando tags HTML como esta: <font> para alterar a cor ou o tamanho do texto.

Se você desejar modificar a cor e o tamanho da sua assinatura, e deixá-la em itálico, negrito ou sublinhado, pode utilizar o exemplo a seguir:

[[Usuário:João das Couves|<font color="#008000" face="Arial" size="3"><i>João</i></font> <u>das</u>
<font color="#ffa500"><b>couves</b></font>]] <sup>[[Usuário Discussão:João das Couves|
<font color="#00BFFF">msg</font>]]</sup>

que iria produzir:

João dascouves msg

As principais tags que podem ser usadas são:

  • <b>negrito</b>
  • <i>itálico</i>
  • <u>sublinhado<u>
  • <sub>subscrito</sub>
  • <sup>sobrescrito</sup>
  • <s>risco</s>
  • <font color="#008000" face="Arial" size="3">exemplo</font>, onde font color=cor da fonte, face=nome da fonte e size=tamanho da fonte de 1 a 7, podendo ser omitidos os códigos face e size se não quiser usá-los.
Subpáginas

A fim de ter uma assinatura que não gere muitas linhas de código-puro e que se atualize automaticamente, use uma subpágina:

Tutorial ass1.jpg
Tutorial ass2.jpg
Tutorial ass3.jpg
Tutorial ass4.jpg